Conlumi – Especialista em beneficiar vidros especiais

O vidro jumbo é um dos tipos de vidro especial mais utilizado na construção civil e proporciona exposição e luminosidade de forma exclusiva em projetos arquitetônicos.

É cada vez mais comum vermos lojas, prédios comerciais, residências e até aeroportos utilizarem o vidro jumbo temperado, laminado e laminado de temperado em fachadas e em ambientes internos. Porém, o beneficiamento desses vidros é um processo que exige aparato especial e pesados equipamentos, desde a compra da chapa até a aplicação.

Normalmente, o tamanho padrão fabricado no Brasil é de 2000, 2200 e 2400 x 310 mm e, quando ultrapassa essas medidas, o vidro é considerado jumbo. “Com a influência dos mercados europeu e americano, a arquitetura tem sido atraída pelo uso do vidro GV, pois é arrojado, seguro, exclusivo e torna o empreendimento diferenciado”, explica Claudio Passi, diretor gera da Conlumi Vidros, que beneficia vidro GV desde 2001.

São várias as particularidades do vidro de grandes dimensões: o recebimento da chapa jumbo na vertical, o transporte da chapa na horizontal, o beneficiamento – que envolve corte, laminação, lapidação e todos os outras etapas necessárias para se ter um produto de qualidade – e a entrega ao cliente, com o vidro na posição vertical.

“Para que todo esse processo seja possível, contamos com uma série de máquinas e equipamentos, como pontes rolantes, monovias, ventosas, mesas hidráulicas/basculantes, forno de têmpera, lapidadoras encomendadas para peso extra e corte em jato d´água. A aplicação também requer cuidados, incluindo o manuseio, içamento e dimensão dos caixilhos que vão receber as peças, que muitas vezes precisam ser fabricados de forma especial para suportar o peso”, finaliza Passi.

As possibilidades de beneficiamento são várias, principalmente na construção civil, onde o passa por Insulagem, Tempera e Laminação, incluindo a Blindagem (no caso de guaritas e bancos, por exemplo). O resultado é uma ampla visão sem emendas, proporcionando luminosidade e visão do ambiente interno.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir chat
Podemos ajudar?